terça-feira, 2 de agosto de 2011

DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO ICONOGRÁFICO: A PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DAS IRMÃS FRANCISCANAS

O projeto de extensão tem por objetivo a realização da digitalização dos slides, como forma de evitar o contato direto manual com esse material tão delicado. Propicia um acesso mais rápido e fácil ao acervo iconográfico. Com a informatização desse acervo, pode-se difundir a História da Província Imaculado Coração de Maria, através das imagens transmitidas pelos slides. Portanto, é a migração da imagem analógica para a digital. A digitalização está sendo realizada com o auxílio do aparelho de scanner, de alta qualidade e boa precisão. O primeiro procedimento realizado com o slide é a higienização com o auxílio de um cotonete, remove-se a sujidade da superfície da lâmina. Na seqüência, ocorre a digitalização dos diapositivos de 35 mm, através do equipamento conhecido por scanner, com resolução acerca de 300 dpi. Para execução deste procedimento de digitalização, primeiramente, insere-se o slide em um suporte junto ao scanner, onde fecha-se a tampa do equipamento e, através do programa informatizado dá-se inicio a digitalização. A digitalização é possível, em decorrência a uma luz que existe no aparelho, que permite a reprodução na integra da imagem.
Posteriormente, criou-se um livro de inventário para o acervo iconográfico, onde adotou-se uma numeração corrida, para classificar os slides. Diante, de tal atividade temos como resultado, um total de 6390 slides digitalizados, acondicionados, e identificados primariamente. Cada slide recebe uma numeração, no canto inferior direito. Já para os slides que encontram-se com os seus suportes danificados, passa por um processo de substituição ou de colagem com cola carboximetilcelulose.
Para o acondicionamento dessa tipologia de acervo, confeccionou-se caixas pequenas de papelão, revestidas com papel de PH neutro, adquiridos na região metropolitana. Esse material é de extrema importância, por ser alcalino e evitar acidez no acervo.
Considera-se desde já, a importância e continuidade do projeto, sua relevância social e científica, na tentativa de preservar o acervo em questão. Resgatando a história das Irmãs Franciscanas, bem como a história religiosa em Santa Maria. Outro elemento de destaque no projeto é proporcionar ao acadêmico do curso de História/ UNIFRA, uma experiência que alia teoria e prática. No qual o bolsista tem o contato com as fontes históricas primárias, utilizando-se de técnicas de conservação, e fomento a novas pesquisas. Através dessa metodologia será possível a partir da pesquisa dos slides digitalizados, construir subsídios que auxiliaram nas futuras exposições e nos projetos museográficos que virão se planejar no MHIF.