quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Inauguração do Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas

O Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas foi criado no ano de 1972, quando irmã Elenara Vogel teve a iniciativa de organizar objetos da história da Congregação para preservar a lembrança de tempos e costumes que se transformavam. Após alguns anos, Irmã Clélia Philippsen, com objetivo de divulgar essa memória, organizou os objetos em armários expositores, aos quais foram agregados outros que eram doados, entre eles algumas lembranças de viagens. Com o aumento progressivo de novos materiais, o espaço tornou-se insuficiente para conter todos os objetos. Foi então que se organizou um projeto, a fim de propor um novo local e o tratamento técnico do acervo. Para tanto, uma equipe assessorada por Giane Vargas Escobar, profissional da área da museologia, desenvolveu a sistematização, organização e documentação do acervo, trabalho que iniciou em 2007. O Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas localiza-se no prédio mais antigo do Convento São Francisco de Assis, sobre o local em que, aos 25 de março de 1954, foi colocada a pedra fundamental. Criado oficialmente em 16 de novembro de 2007, em Assembléia Ordinária das Irmãs desta Província Religiosa, está cadastrado no Sistema Municipal de Museus de SM/RS e possui uma ficha técnica no Sistema Estadual de Museus do RS. A coleção do museu, atualmente, totaliza 23.200 peças, das quais fotografias, diapositivos e selos compõem o maior número. A exposição de parte desse acervo está organizada nos seguintes temas: Origem e Espiritualidade; Vida e Costumes; Imagens Sacras; Materialidade da Missão e Objetos litúrgicos.

ORIGEM E ESPIRITUALIDADE- Remete à gênese da Congregação em São Francisco de Assis e Madre Madalena, traçando o imaginário da seqüência histórica. Além disso, contém a galeria das Ministras Gerais e das Ministras Provinciais.

VIDA e COSTUMES- São muitos e diversos os objetos que correspondem à vida e aos costumes, pois eles abrangem variada composição de culturas que fazem parte da história da Congregação. Nessa sala há uma pequena mostra que representa significativamente os fazeres intelectuais e manuais das irmãs.

IMAGENS SACRAS- Essa sala apresenta uma seleção de imagens procedentes de várias instituições educacionais e de saúde. Elas expressam a espiritualidade das Irmãs e sua devoção.

MATERIALIDADE DA MISSÃO- Esse espaço possui os objetos que fizeram parte do cotidiano de instituições educacionais e de saúde e das moradias. Ele representa o que as irmãs, como profissionais, adotaram em seu cotidiano, colocando em seu trabalho o melhor em tecnologia a serviço da missão.

OBJETOS LITÚRGICOS- Como pessoas que cultivam a espiritualidade, as Irmãs têm também o cuidado com a preservação dos objetos da liturgia. Essa sala conta com os objetos que simbolizam o sagrado, materializam a beleza da fé e da espiritualidade.